Massagem Tui Na: Origem, Significado, Benefícios e Contraindicações
Há cerca de 5000 anos, os médicos chineses antigos aconselhavam esfregar os membros para proteger contra as constipações, conservar os órgãos flexíveis e evitar as doenças menos graves. Essa prática deu origem a técnica Tui Na.
O Tui Na é uma das terapias mais antigas da medicina tradicional Chinesa (MTC), e tem como finalidade equilibrar o fluxo de energia do organismo; expandindo-o, caso esteja em quantidade reduzida, eliminando-o, caso esteja em excesso, ou tonificando-o, caso esteja enfraquecido.
A medicina tradicional Chinesa olha para o corpo como um todo e acredita que é apenas através do equilíbrio do Yin e Yang que se alcança a saúde plena. Por isso os métodos de tratamento são dirigidos a corrigir o desequilíbrio yin-yang, e por sua vez o fluxo de energia (chi).
Significado de Tui Na
Tui significa: Empurrar, estimular, separar e dissipar.
Na significa: Pegar, segurar com força, amassar e massajar. Este termo representado por dois caracteres sobrepostos . que significam “mão” e "união", “harmonia”.
Portanto, pode se dizer que a palavra Tui Na significa: “a mão que busca a harmonia, empurrando, estimulando, pondo em movimento.”
A técnica musculoesquelética usa movimentos vigorosos com as mãos, dedos, punhos, cotovelos, antebraços e joelhos sob os meridianos (fluxo de energia vital) do corpo, estimulando a autocura e promovendo o relaxamento da musculatura.
Gun Fa, Yi Zhi Chan Fa, Mo Fa são algumas das manobras mais famosas dessa técnica, que possui mais de 80 movimentos.
Benefícios do Tui Na
Alguns dos benefícios do Tui Na:
Restabelece o fluxo de sangue
Ativa a circulação sanguínea subcutânea e linfática
Regula as funções dos órgãos internos
Promove o bem estar físico e psicológico
Relaxa os músculos
Regulação do sistema nervoso e endócrino
Contraindicações do Tui Na
Apesar da técnica poder ser manipulada em crianças, adultos e idosos, existem algumas contraindicações, veja à seguir:
Doenças contagiosas crônicas e agudas
Doenças infecciosas
Hemorragias
Neoplasias malignas
Alterações de pele
Sinais de infecção
Gravidez, até o terceiro mês.
Contusões